Livros que contam um pouco da história do Rock.


     Bem gente,hoje resolvi falar de alguns livros que contam um pouco da história do Rock.Seja de um artista ou do gênero como um todo,eles falam um pouco da contribuição de muitas pessoas para que esse estilo crescesse  e se tornasse o que ele realmente é hoje.Tenho certeza que você vai querer eles na sua biblioteca particular!

    1) Doors by the Doors
      A banda é considerada uma das mais importantes do rock no século 20. Seu líder, Jim Morrisson, faleceu em 1971 e deixou uma legião de fãs do grupo que compôs Light my fire e Riders on the storm, cantadas a uma só voz nos bares e baladas rock. Para elaborar o livro, o autor Ben Fong-Torres entrevistou os membros ainda vivos dos The Doors e conseguiu histórias inéditas dos bastidores dos shows da banda. Era o que os admiradores de Jim Morrisson e sua trupe precisavam para conhecer mais sobre uma das bandas mais lendárias do rock.



         2) Almanaque do rock
          Tudo o que você queria saber sobre o rock mas não tinha para quem perguntar está nesse livro. Escrito por uma das lendas do rock brasileiro, Kid Vinil conta a história do gênero. O cantor começa abordando a rebeldia e genialidade de Chuck Berry e Elvis Presley, nos anos 50, e mostra como a mudança de mentalidade dos jovens, a efervescência dos anos 60 e 70, influenciou na criação das dezenas de subgêneros do rock que existem hoje – e como a era digital está sendo benéfica para este estilo musical.

          3) Presley
          Com versão escrita em português, a obra conta a história do rei do rock. Embora fale de Elvis como ator de cinema (ele atuou em dezenas de filmes, como Viva Las Vegas e Love me tender), a obra é um deleite para os fãs, mostrando como o rapaz da cidade de Memphis, nos Estados Unidos, se tornou uma unanimidade mundial com sua dança e sua música.

     4) Hey Ho Let’s Go – A História dos Ramones
       O título do livro é uma das músicas do grupo de punk rock Ramones - além de ser uma das mais conhecidas da banda, é praticamente um grito de guerra dos fãs. A obra fala dos 22 anos de história da banda, desde a formação do trio, passando pelos vários músicos que entraram e saíram do grupo, assim como os que já faleceram, como Joey, Johnny e Dee Dee. Um detalhe interessante do livro é notar como essas mudanças influenciaram muito o tipo de som que eles faziam – e como isso contribuiu para o fim da banda.


           5) Dias de Luta
            Um dos melhores relatos sobre a história do rock brasileiro irá voltar às livrarias. "Dias de Luta" do jornalista Ricardo Alexandre saiu em 2002 e rapidamente esgotou sua tiragem, o que inflacionou, e muito, o seu preço no mercado de livros usados. A nova edição sairá pela Arquipélago Editorial."Dias de Luta" conta a história da geração que popularizou o rock no Brasil. Alexandre conta a história de todas as cenas da época de forma bastante informativa. Da geração carioca que se fez conhecida através do Circo Voador e da Fluminense FM (Blitz, Barão Vermelho, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso) aos paulistas que dominaram o cenário na metade da década (Ultraje a Rigor, RPM e Titãs, Ira!) passando também pelos estouros de Camisa de Vênus, Engenheiros do Hawaii , claro, a Legião Urbana.O livro também fala sobre a relação da imprensa com as bandas e joga luz sobre movimentos menos populares, mas igualmente importantes como a Vanguarda Paulistana, a cena punk e o underground de São Paulo.


         6) The Beatles Anthology
        Lançado em 2000, o livro contém entrevistas, mais de 1300 fotos e diversos documentos pessoais de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, abordando, com riqueza de detalhes inédita, toda a carreira do rapazes de Liverpool. O projeto Anthology também deu origem a uma série de documentários e a três álbuns duplos.


      7) Mais Pesado que o Céu
      A biografia definitiva de Kurt Cobain, líder do Nirvana, que cometeu suicídio em 1994. Charles R. Cross, o autor, realizou mais de 400 entrevistas e teve acesso a documentos, diários e fotos inéditas de Cobain, graças à ajuda da viúva do roqueiro, Courtney Love. 


                8) Relações Psicóticas
            Lester Bangs foi um dos críticos mais polêmicos e influentes da história do jornalismo musical com textos publicados em veículos como ?Rolling Stone?, ?NME? e ?Crêem? (revista da qual foi editor)?. É ele que aparece como mentor do personagen William Miller no filme "Quase famosos". Em "Reações Psicóticas", é possível ter acesso a oito artigos de Bangs sobre artistas como Lou Reed, David Bowie, John Lennon e Kraftwerk.


      9) 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer
       Em um só volume, de 960 páginas, é possível ler uma compilação de textos de cerca de 90 jornalistas e críticos musicais de renome internacional, destacando o que de melhor foi feito na música desde a década de 50. Do jazz ao pop, do blues ao hip hop,passando até pela música brasileira. Item obrigatório para qualquer aficionado por música.


       10) Rockers
      274 fotografias históricas de grandes ícones do rock: do pioneiro Muddy Waters às últimas imagens de John Lennon, de Sid Vicious exibindo cicatrizes à Debbie Harry, do Blondie, posando como em um editorial de moda. A exposição de Gruen, fotógrafo de todos esses astros, passou pelo Brasil em 2007.



                 Qual livro você quer na sua biblioteca??