Tecnologia do Blogger.

Você sabe o que é Fanfiction?


         Oi galera! :) 

         Desde de que a internet se tornou um pouco mais popular pelo mundo, fãs vem escrevendo suas próprias adaptações de seus filmes ou livros favoritos online, em fóruns ou em redes sociais, ainda muito antes da criação do primeiro (e mais popular) site de compartilhamento de histórias escritas por fãs, o fanfiction.net.

        As primeiras fanfictions foram criadas ainda em sites específicos de determinado Fandom* ou em fóruns de discussão, se tornando virais ainda naquela época. As histórias que se espalharam com muita rapidez pela web, ainda em meados de 1991/1999 foram as fanfics de ‘Harry Potter’ e de alguns filmes de ficção já famosos, como ‘Labirinto – A magia do tempo’ e ‘Star Wars’.

(Fandom* – Fã clube, conjunto de fãs reunidos em uma rede social ou site)

Hoje em dia, a coisa mais fácil desse mundo é achar uma fanfiction do seu fã clube, graças a popularização dessas histórias e das criações de inúmeros sites para abrigas essas obras. Alguns sites até mesmo específicos para o nosso idioma, facilitando seu acesso.

Para a nossa língua, existem dois maiores sites provedores de fanfics. O Nyan! Fanfiction e o Social Spirit.



Na minha humilde opinião, o Spirit tem um suporte muito melhor tanto para o escritor como para o leitor, possuindo grupos fechados, um bate-papo privado, um espaço único para cada Fandom em especifico e até um aplicativo para Android, além de uma maior variedade de histórias. Porém o Nyan também possui uma enorme quantidade de fã clubes e de histórias.

Agora, vamos a melhor parte do post: Os tipos de fanfiction!

Primeiramente, há três maiores tipos de classificação:

  • Histórias para maiores de 10 anos (Rated K – Para crianças) – Sem violência ou linguagem imprópria.

  • Histórias para maiores de 16 anos (Rated T – Para adolescentes) – Com violência não claramente explicita, insinuação de sexo não clara e linguagem mais pesada.

  • Histórias para maiores de 18 anos (Rated M – Para Adultos) – Com conteúdo explicito e linguagem pesada, agora abordando temas como nudez, drogas licitas ou ilícitas, sexo e violência pesada.

Geralmente, a grande maioria dos conteúdos possuem as classificações de 16 e 18, então preste bastante atenção aos avisos de conteúdo antes de ler a história.

Além da classificação etária, é preciso também entender um pouco da linguagem usada pelo Fandom para denominar certos tipos de história, como:

  • Yaoi/Lemon – Fanfic com conteúdo Homossexual entre homens
  • Yuri/Orange - Fanfic com conteúdo Homossexual entre mulheres
  • Hentai - Fanfic com conteúdo heterossexual
  • Crossover - Fanfic passada em um universo que engloba duas histórias diferentes
  • DarkFic - Fanfic com conteúdo mais pesado, com os personagens mais sombrios e agressivos, geralmente com muita violência.
  • Novela/Saga - Fanfic com conteúdo divido em temporadas, a mesma fanfiction acontecendo em mais de uma história, respeitando uma cronologia.
  • Self-Inserction - Fanfic na qual o autor se insere ou coloca outra pessoa real no universo da história, interagindo com esse universo.
  • M-Preg - Fanfic contendo gravidez masculina.


Graças a sua linguagem fácil e acessível, a história feita por fãs vem ficando quase até mais populares que as próprias obras originais, se tornando livros aparte, como 50 tons de cinza (Uma fanfiction de ‘crepúsculo’) e A Fada (uma fanfiction de ‘Harry Potter), que se tornaram obras de sucesso.

Se você se interessou por esse tipo de leitura, ai vão as nossas indicações:

Social Spirit – http://socialspirit.com.br/

Nyah! FanFiction – http://fanfiction.com.br/

Fanfiction.net – https://www.fanfiction.net/

(P.S.: Se quiser algo além desses sites apenas voltados para fanfics, eu recomendo uma rápida pesquisa no Tumblr, sempre há muitos blogs voltados apenas para histórias e artes de quase todos os Fandoms possíveis!)

Por hoje é só! Até o próximo post! :3





Post por