Cinco livros que marcaram (e ainda marcam) minha vida.



   
       Existem muitas coisas que marcam nossa infância e adolescência,e acabam nos influenciando para o resto da vida.Como bibliotecária,não poderia deixar passar um post como esse.Listei cinco livros que foram essenciais para mim,e que contribuíram de certa forma,para descobrir e despertar esse lado leitor.Acredito que a maioria deles devem te marcado a vocês também,mas vale a pena recordar!

  • ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS-LEWIS CARROLL

      Sem sombras de dúvidas,é o meu livro favorito.O jeito como o Carroll faz referências à sociedade inglesa,com figuras como o Coelho e o chá por exemplo.Escrita a mais de cem anos,é incrível como ainda encanta gerações com as suas adaptações,animações e filmes.Sem falar nas lindas frases e mensagens que passa,e o quanto podemos nos identificar em alguns pontos com a pequena Alice.

  • HARRY POTTER-J.K.ROWLING
          A saga que mais encantou crianças ao redor do mundo!É muito difícil você encontrar alguém que não se encante.Harry,já nos fez rir,chorar,ficar com raiva,torcer e aprender.Um mundo de ficção que nos fez sonhar e descobrir que até os bruxinhos passam por situações difíceis.Quem nunca quis receber uma carta e estudar em Hogwarts?!

  • PETER PAN-JAMES BARRIE

     Já imaginou viver em uma terra onde se é criança para sempre,onde não existem regras para seguir e você ainda pode enfrentar piratas?Tudo isso junto,nessa linda história!Que tal uma aventura na Terra do Nunca?

  • VIDA DE DROGA-WALCYR CARRASCO

        Quando li esse livro,devia ter uns 12 anos.Conta a história de Dora,uma adolescente que leva uma vida boa,estuda em colégio de nome,tem tudo o que pede aos pais,amigos legais,uma casa legal.Só que do nada,a vida dela dá uma virada.Seu pai perde o emprego e consequentemente "tudo de bom" que tinha.Ela acaba indo morar em um lugar pobre,estudando em colégio público e se envolvendo com companhias não tão legais assim...

  • "Eu,Christiane F.,13 anos,drogada e prostituída..."

      Um livro auto-biográfico,Christiane,narra nesse livro,histórias que viveu durante sua adolescência,na década de 70.Desde 1979, a história de uma garota alemã abusada e negligenciada pelos pais, que começou a se prostituir aos 13 anos para sustentar o vício em heroína, choca muita gente. Christiane Felscherinow era um dos adolescentes que frequentavam os arredores da estação de metrô Zoo, na parte mais decadente de Berlim. Lá, meninos e meninas procuravam clientes e consumiam drogas nos banheiros públicos.A história de Christiane, que depois de ver amigos morrendo foi mandada para a casa da avó no interior, virou exemplo da degradação dos jovens pelas drogas e foi usada em escolas para educar adolescentes.




Comente com o Facebook: