Tecnologia do Blogger.

Por que é importante estudar história?


Para quem acompanha o blog, sabe que não sou muito de falar sobre política e assuntos do gênero, por ser algo com opiniões tão distintas e particulares. Mas como bibliotecária, meio que surgiu a ideia de falar o por que de termos que conhecer um pouco do nosso passado, para decidir nosso presente e construir o nosso futuro. Quero deixar bem claro, desde o início, que não pretendo com esse post discutir posição política de ninguém (muito menos a minha), mas mostrar a importância da história em nossas vidas.

É importante estudar história porque é através dela que podemos entender como os homens viviam no passado, como era a cultura, a política, a economia, a sociedade e tudo o que existiu e existe. É importante também porque através desse conhecimento podemos entender o que acontece no presente e pensar no que pode acontecer no futuro. A História estuda a vida do homem ao longo do tempo, seus pensamentos, suas ações e o reflexo de tudo no dia a dia. Devemos estuda-la para que possamos criar consciência dos papéis desenvolvidos pelos indivíduos na sociedade e para entendermos os acontecimentos presentes, além de criarmos uma boa base para pensar o que pode ser feito no futuro.

Não se trata apenas de repetição dos acontecimentos, mas também como uma forma de compreender e descobrir do que o homem é capaz.

Para Cícero, orador romano, a história é magistral vitae, que significa “A mestra da vida”, e com essa expressão, ele queria dizer que com os exemplos do passado, tanto sucessos e grandes feitos quanto tragédias e sofrimentos poderiam servir de lição para a orientação no tempo presente e dos problemas vivenciados.

Ele, no entanto, vivia em um tempo em que a sociedade não era afetada com os artefatos tecnológicos, poluição e problemas psicológicos, assim como muitos outros. A nossa geração não valoriza os exemplos do passado, por isso, a utilidade da história não é mais vista dessa forma.

Atualmente, a história fornece elementos para ação na vida prática, como a compreensão alargada da sociedade e da cultura, por exemplo, assim como a perspectiva crítica sobre fenômenos políticos, entendimento entre pessoas, países e civilizações, entre outras.

Muitas das formas de comportamentos que podem ser observadas nos dias atuais, como a estranheza por hábitos alimentares e tradições de culturas diferentes, e também a violência motivada pela xenofobia e pelo racismo, existem apenas por falta de conhecimento histórico, ou ainda por mal conhecimento da história.

É importante estudar história, portanto, para que se possa ter suporte compreensivo às pessoas de forma que passem a agir com maior civilidade, tolerância e prudência, mesmo que em situações que são estranhas às suas culturas e crenças.

Então, antes de sair por aí espalhando fake news, ou falando coisas que não têm nenhum sentido, que tal ir ao livro de história mais próximo??



Fonte: Estudo Kids.



Comente com o Facebook: